Sonho de padaria

Um delicioso sonho de padaria feito na hora é uma gostosura completa: fritura com açúcar com pão. Uma explosão de sabor que agita os ânimos, e espanta os pensamentos mais desanimados! 😀

Justamente por isso é quase impossível não ter a vontade de abocanhar um quando vamos a uma padaria. Comigo, parece instinto ou atração natural, como a de dois ímãs muito chegados.

E vejo que é a mesma coisa com você, Artur. O seu apetite por um sonho é do tamanho do meu, grande como um gigante. Talvez seja hereditário ou a convivência com um pai guloso por esta delícia da confeitaria. 🍰


Quanto custa um sonho de padaria?

Será que um sonho tem preço, Artur? Tem e não tem. Porque o sonho de dormir, que faz a gente voar e viajar pelo universo, é de graça, ao contrário do sonho de padaria.

Esse pode custar mais ou menos caro, dependendo do lugar. E o lugar que estávamos outro dia era a padaria perto de casa, onde sempre tem sobremesas reluzentes se exibindo para nós. 😀

Por isso te deu vontade de comer um. Mas fui incapaz perceber que você sonhava acordado, salivando de vontade de morder o doce tentador do outro lado da vitrine.

A moça entregou os itens que pedimos, paguei no caixa e fomos embora em silêncio. Apenas quando chegamos em casa eu pude acordar para a realidade.

Wake Up Morning GIF by Denyse® - Find & Share on GIPHY


Por que você não pediu o sonho?

A sua mãe nos recebeu ansiosa por um pãozinho quente e fresco. Esvaziei as sacolas, preparei a mesa do café da manhã e olhei para você com surpresa porque vi uma outra criança ali. Mas o Artur alegre de antes dera lugar a um menino desanimado, com o queixo apoiado sobre a face de uma das mãos, apoiada sobre a outra.

Reproduzo aqui fielmente o nosso diálogo para que jamais o esqueçamos:

— Tá tudo bem, Artur?
— (…).
— Mas o que foi, Artur?!
— (…).
— Ei, você está sentindo alguma coisa?
— (…). (…). Eu queria um sonho — você disse baixinho quase sem que eu pudesse ouvir.
— (???).
— Eu queria um sonho, papai.
— Então por que não me disse, menino? — perguntei já dando voltas na cabeça.

Como isso aconteceu? Mesmo com vontade, por que o Artur não disse que queria um sonho? Que pai pareço a ele? Um que senta à mesa e todos se calam por medo de suas reações? Um que mais parece uma parede fria intransponível?

Preciso encontrar repostas…


O que eu fiz de errado?

Pais e mães são autoritários, alguns mais e outros menos. Isso porque damos ordens, definimos a agenda e sabemos dizer “— Não!” melhor do que ninguém. Na verdade, faltou quem nos ensinasse a fazer diferente.

Daí essa herança maldita da humanidade, passada de geração para geração desde que aprendemos a ser Homo sapiens. O que chamamos de inteligência fica de fora desta relação entre nós adultos e vocês, crianças.

Por isso mesmo, eu e a sua mãe pegamos no seu pé por causa do açúcar, um entorpecente viciante para os nossos tempos atuais de muita ansiedade coletiva, da qual a infância também é vítima. E você talvez tenha desistido do seu sonho por já estar cansado de ser reprendido.

Muito compreensível, mas triste. Para mim, para a sua mãe e para você. Enfim, para todos. Quando percebi o que tinha acontecido, chamei a sua mãe de canto e perguntei:

— O que eu fiz de errado?! Onde estamos pisando na bola? É desolador que o Artur não peça a mim um sonho, ou o que quer que seja.


Quando sonho da paternidade azeda

Os sonhos de padaria são muito delicados porque seu creme pode azedar com muita facilidade. Infelizmente, acontece a mesma coisa na paternidade. Porque achamos que vamos degustar o que há de mais saboroso na vida, mas muitas vezes descuidamos e a coisa toda estraga.

Esse é o caso aqui: você preferiu abdicar do seu sonho, Artur, porque em algum momento eu o deixei com sabor amargo. Por isso, o seu silêncio sem que eu pelo menos me tocasse, o que só agravou a minha falha.

Eu e a sua mãe precisamos mudar com você, corrigir isso. Afinal, não queremos mais, nem você nem nós, deixar passar um sonho sequer. Enquanto estivermos juntos, seja na padaria, seja em qualquer outro lugar, devemos saborear o que a vida tem de mais gostoso.

E isso passa necessariamente pela minha capacidade – e a da sua mãe – de parar de dar ordens e distribuir nãos sem cerimônia. De fato, o que eu e ela devemos fazer é escutar, escutar e escutar esta frase linda que você mesmo nos disse justamente quando eu pensava no que escrever a você sobre tudo isso: 

— Eu gosto de ter sonhos gostosos, papai.


“Na capital, o pfannkuchen ficou ainda mais famoso depois que o presidente norte-americano John F. Kennedy disse, durante um discurso em Berlim, em 1963: “Ich bin ein Berliner”. A rigor, a frase significa “Eu sou um berlinense”. E é isso que ele queria dizer. Mas a piada é que, perdido na tradução, o ex-presidente dos EUA tenha afirmado ser um bolinho frito recheado de geleia.”

Deixe um comentário