Dicas de um home office com filhos sem neura ;)

Se você, papai ou mamãe, ainda tem emprego nesta pandemia, então o seu home office com filhos não deveria ser uma neura. Mesmo que esteja complicado conciliar o trabalho, a rotina doméstica e o cuidado das crianças.

Afinal, existem motivos de sobra para a carreira em casa com os pequenos ser o menor dos problemas. E mesmo que as crianças apareçam na tela ou interrompam aquela reunião importante, vamos ser sinceros: todo mundo está na mesma situação. Nada de vergonha!

Vejamos como tirar proveito dessa oportunidade para a paternidade trocando dicas. 😉

1 – Como praticar a flexibilidade no novo home office com filhos (no colo, na tela no áudio…)

O mundo está de pernas para o ar. 🙃 E não só ele: a rotina de trabalho também. Muitas empresas adotaram o home office (ou work from home – WFH) às pressas, impossibilitadas de manter seus funcionários em escritórios ou outros ambientes funcionais.

O home office com filhos é um grande desafio para pais e mães, mas também uma oportunidade para o fortalecimento das relações em casa e dos vínculos de afeto, educação e parentalidade.

A crise sanitária exigiu medidas rápidas, assim como flexibilidade de todos. Essa é a novidade maior: sermos ainda mais adaptáveis. Para pais e mães, foi todo um giro: como trabalhar de casa com os pequenos sem ir a escola?

Ainda estamos encontrando as respostas.

Pelo menos aqui em casa, com vocês, Artur e Bento, meus meus meninos, ainda há o que aprender, como seus picos de crescimento na infância e sua curva de aprendizado no crescimento

Esse é o novo dia a dia. Ou seja, precisamos conciliar a concentração do trabalho com a dedicação à paternidade. E agora que estamos todos com câmeras e microfones abertos durante as muitas reuniões, o desafio é encarar tudo com sabedoria, tranquildade e humor.

E sem muitas reclamações, por favor. Veja o tamanho do buraco no mercado de trabalho:

A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua Mensal (PNAD Contínua) mais rencente, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostra que a taxa de desemprego no Brasil subiu para 12,9% no trimestre encerrado em maio. São 12,7 milhões de pessoas sem trabalho.

Se você está fora dessa estatística, que tal tentar ver trabalho de casa a partir de outra perspectiva?

2 – O que entender sobre o trabalho remoto hoje…

O escritório já não é mais soberano em nossas vidas. Pelo contrário. A cada ano, mais e mais empresas oferecem escolhas a seus funcionários para que possam conciliar a rotina laboral com a qualidade de vida em família.

A pesquisa Home Office Brasil 2016, da SAP Consultoria RH, mostra que 68% das empresas têm algum tipo de teletrabalho. Dessas, 85% dizem que o principal resultado é o “aumento da satisfação e engajamento de colaboradores”.

outro estudo, do Instituto de Economia Becker Friedman, da Universidade de Chicago, revela que 37% dos empregos nos Estados Unidos são propícios ao trabalho remoto.

O que esses números sugerem é que cada vez mais companhias adotam esse modelo, principalmente por causa da pandemia. Ela acelerou todo esse processo de home office, assim como o nosso mergulho no trabalho remoto.

“Foram quebradas várias barreiras cognitivas que dificultavam essa migração. Além disso, o isolamento provocou um aprendizado forçado e imediato de ferramentas que antes apenas conhecíamos como facilitadoras de conversas e encontros virtuais sociais. Tornaram-se instrumentos de trabalho e deram certo”.

André Luiz Fischer, professor da USP

E, por isso, precisamos pensar juntos. Uma coisa é trabalhar de casa uma vez por semana, outra é ter que fazer isso todos os dias. Isso exige muitas adaptações, mas também dá algumas oportunidades à nossa paternidade. 😃

Posts recentes

3 – Organizar as horas com os pequenos faz diferença \o/

Diga a verdade: você não fica o tempo todo do seu dia laboral diante do computador.

Assim como não ficava o todo tempo na sua mesa no escritório. Sempre sobrava tempo para um café na copa, uma conversa de corredor, uma esticadinha à padaria, ou seja, havia momentos de distração.

Por que em casa tem que ser diferente?

O que o home office pode ter:

  • Instantes de descanso
  • Horários para uso pessoal (pesquisa, alongamento, hidratação, atenção aos filhos etc.)
  • Reuniões sem câmera e com autofalantes (faça algo enquanto escuta) 😉
  • Troca com colegas também pais

Trazer o escritório para casa não deveria ser um grande problema. As empresas mais severas podem até esperar que seus funcionários fiquem grudados às cadeiras. Mas essa é uma expectativa do passado.

Melhores lugares para trabalhar incentivam o contrário: que seja ao máximo possível conciliar as atividades do cargo com os pequenos prazeres do lar.

E estar com os filhos é um deles. 👇👇👇

O home office na vida real.

E agora, às dicas! 😍😍😍

4 – Como montar o home office e a nova rotina

Para começar, todos precisamos de mínimas condições para trabalhar de casa.

Kit básico do home office:

  • Um espaço dedicado (mesmo que um cantinho no quarto ou na sala)
  • Equipamentos com ergonomia (mesa, cadeira, teclado etc.) – muitas empresas dão os itens ou ajuda financeira.
  • Conexão estável à internet
  • Iluminação adequada
  • Nível de ruído aceitável

Lógico que tudo é muito relativo nesta lista. Mas vamos considerá-la, por um momento, como um denominador comum, ok? 🤘

Misturar casa e profissão exige cuidado. Por mais que as condições sejam ideais, não é só chegar, ligar o computador e começar. O home office com filhos é mais do que isso.

É mudar toda a rotina do lar, o que significa que nós pais e mães precisamos nos organizar muito para dar conta de tudo – as entregas, os afazeres domésticos e, lógico, a expectativa dos pequenos.

5 – Cuidar dos filhos e suas expectativas com atenção

Vamos tentar aqui, pais e mães, ver o home office com os olhos dos nossos filhos.

De repente, todos estamos juntos em casa, 24 horas por dia. Papai e mamãe sem precisar ir para a rua, como nunca acontecia, e nada de escola.

O que deve passar na cabeça deles?

Para as crianças, a combinação de distância forçada da escola e presença constante dos pais é um acontecimento único. Quase místico… Daí a importância de participarmos disso e de sabermos dar valor à vontade deles de estar conosco.

Sinais de expectativa dos pequenos:

  • Maior demonstração de carinho
  • Curiosidade de saber o que estamos fazendo no computador
  • Vontade de mostrar o que estão fazendo ou aprendendo na escola
  • Mais sugestões de brincadeiras juntos
  • Interações mais frequentes
  • Carência mais intensa ao final do dia

Agora pense aí com os seus botões: devemos ficar bravos, julgá-los ou impedí-los de estar próximos só por causa disso aí?

6 – Mais dicas práticas do seu home office com filhos sem neura

Agora que já sabemos o que é o trabalhar à distância, o que precisamos para ficar em casa, como isso pode impactar na cabecinha dos pequenos e a importância de estarmos atentos, chega a hora de tentar fazer dar certo.

Na verdade, deveria ser natural para a paternidade (no caso de pais que participam ainda mais e unem forças com a maternidade). Ou seja, uma questão de adaptação, mas fazemos sempre a mesma coisa: complicamos demais misturando o que de fato é com as nossas ansiedades. 🤦‍♂️

Mas vamos levantar alguns pontos aqui.

Lembre que é trabalho de casa

Pode ser difícil para a molecada entender que os pais estão ocupados, apesar de estarem tão perto. Isso nunca aconteceu todos os dias antes – um ou dois na semana, no máximo, para responsáveis que já tinham direito ao trabalho remoto.

Ao contrário da licença-maternidade ou da licença-paternidade no trabalho, que entra aos poucos na rotina da família antes do nascimento, essa mudança ao WFH por causa do confinamento foi muito repentina. Ou seja, pais e filhos não tiveram tempo de amadurecer a ideia.

O home office diário aconteceu. Por isso, precisamos explicar que, apesar de estarmos em casa, ainda estamos no trabalho.

Defina horários fixos

Uma dica boa para nós pais e para os filhos: ter horários fixos. Em nada ajuda se o nosso home office não for minimamente organizado, com horas de começo e fim da jornada. Aliás, do mesmo jeito que sempre foi no escritório.

Dividir com eles os momentos de começo e fim das reuniões, bem como do dia, pode ajudar. Assim como explicar o motivo de essa ou aquela ligação ou vídeoconferência ser importante.

Dessa maneira, será mais fácil para os pequenos acompanharem a nossa rotina e separarem melhor uma coisa da outra.

Aumente o carinho e afeto na relação com os filhos

Por mais cheia que seja a nossa agenda, devemos nos policiar em ser carinhosos e afetuosos com a molecada. Para eles, a tentação de compartilhar, perguntar e estar próximos é muito grande.

Somos, pais e mães, as pessoas mais importantes de suas vidas. E, agora, estamos o tempo todo bem perto, do ladinho deles como nunca estivemos. Não é de surpreender, portanto, que queiram tirar proveito disso.

Ensine sobre trabalho e responsabilidades

O home office com filhos é uma ótima ocasião para explicarmos aos pequenos alguns conceitos relacionados ao trabalho e às responsabilidades. Por exemplo, pontualidade, trabalho em grupo, compromissos, preparação, salário etc.

E esse aprendizado pode ser lúdico para os pequenos, dependendo apenas da nossa criatividade para que se sintam envolvidos enquanto aprendem. Afinal, a criançada adora saber o que papai e mamãe fazem na profissão.

E que hora melhor do que agora para mostrar a eles? 😉

Deixe um comentário