Plano de saúde

A vida atropela, meninos. Ela passa correndo, muito agitada, e fica difícil às vezes acompanhar. É preciso disposição e vontade. Por isso, todos deveríamos ter um plano de saúde. Não o do boleto caro que chega todo mês, mas uma estratégia para mantermos o corpo e a cabeça saudáveis.

Vocês são crianças ainda, com a saúde em dia, vibrante e inquieta. ⚡⚡Mas tudo muda na vida. Eu, vocês e a sua mãe sabemos disso porque passamos por uma prova de fogo nestes últimos meses.

Consultas, exames e hospitais ao mesmo tempo, também no atropelo e bem do jeito que a vida gosta de vez em quando.

Tudo me faz pensar bastante. Caminho pela rua, e penso. Estou sentado no ônibus, e penso. Olho para as estrelas, e penso. Com o que estamos experimentando, dá a vontade de sair da multidão para refletir no cantinho, longe da algazarra.

Heart Beat Opening GIF - Find & Share on GIPHY

Por que um plano de saúde?

E ando pensando que quando percebemos bem de perto a fragilidade da vida, como é o nosso caso agora, enxergamos melhor o quanto a saúde importa. Justamente por isso, a sua mãe está concentrada em sair dessa, com muita habilidade até.

Forte, determinada, valente e emotiva, ela avança aos poucos por cada etapa. Um fantasma por dia. Sete dias por semana. E sem tempo para conversas longas com o medo, apenas acenos de cabeça a certa distância. Como um vizinho de cara fechada que mora ao lado mas sabemos pouco sobre ele.

Isso é controle, meninos. Encarar o medo de igual para igual, mesmo com o coração apertado, e sem deixar que ele perceba. É garra também. 💪🏼

E a prova de que saúde é o bem mais valioso. Porque você se agarra a ela em situações de medo. Muito além do que faria por fortunas ou posses. Ou pelo sucesso ou por prêmios.

Um cavalo, um cavalo, meu reino por um cavalo.

E o que é ser saudável?

Good question. Eu não sei exatamente, mas tenho uma suspeita do que seja um plano de saúde de qualidade.

Sem saúde, meninos, nada faz sentido que não seja o desejo de querer ficar bem. Mas acontece que, em geral, somos apenas reativos, ou seja, vamos ao médico quando sentimos dor ou desconfiamos de algo.

Muitas vezes, já é tarde. Daí a importância da prevenção. Embora não seja o caso de ficar paranoicos ou hipocondríacos – coisa que, confesso, tenho um pouco.

Jamais quis ser médico, e as sugestões que tenho a dar aqui são da minha experiência – e aprendizado – ao longo da vida.

Faltam médicos e remédios no SUS (Sistema Único de Saúde). No sistema particular de saúde, a mensalidade é alta e não há cobertura para diversas doenças e exames. O subfinanciamento do sistema de saúde pública é grave, a formação dos médicos nem sempre é boa e muitos pacientes ainda enfrentam discriminação.

Seu plano de saúde em conta

Dá, sim, meninos, para ter um plano de saúde barato, eficiente e válido em qualquer lugar do mundo. Vejam só:

Felicidade: esqueçam isso. Essa é uma palavra mágica muito usada para dar um gás ao consumo. “— Busque a felicidade. Seja feliz!” Não caiam nessa. Prefiram a alegria, tentem ser ótimos amigos. Uma boa saúde tem alegria.

Atividade: muitas pesquisas já associaram as corridas à prevenção de doenças degenerativas do cérebro – e não apenas a enfermidades do organismo. Assim como a prática de esportes faz o coração sorrir mais, por exemplo. Tentem ser ativos, meninos. Com o corpo e a mente. 🏓📕

Disposição: com alegria e atividade, vocês têm disposição. Até para as coisas mais difíceis ou chatas, podem confiar. 😀 E podem se preparar: a vida está cheia de coisas e pessoas chatas. Por isso, a disposição é um ótimo antídoto.

Amizades: bons amigos são o elixir da vida. Eles ajudam a prevenir doenças, e a curar feridas. Mas têm de ser das boas mesmo porque falsas amizades não funcionam. 😉

Riso na cara: autoexplicativo.

Frutas: todas elas, nas diferentes formas! Suco, do pé, vitamina, creme, batidos… frutas, frutas, frutas!

Xô, ansiedade: meninos, a ansiedade é um peso para a humanidade. Por ela, muitas pessoas afundam em si mesmas, tocando fundo e muitas vezes sem saber como voltar à tona. Se perceberem que estão adernando, procurem ajuda! ⚕

Nós nunca vivemos numa sociedade completamente ausente de situações negativas ou que vão te punir de algum jeito. Acontece que, hoje, temos uma sociedade que nos empurra para situações de mais ansiedade.

Dá para viver mais?

Eu não pensaria nisso, meninos. Vivam com saúde o que puderem, dentro do suficiente. Vinte cinco anos? Noventa? Dá na mesma se for intenso enquanto durar, o que difere de só prolongar a vida.

Hoje existe uma ansiedade – veja ela! – pela imortalidade, com tratamentos, remédios, esconderijos s-u-p-e-r-protegidos e muito mais.

E para quê?! Se hoje a existência humana, no geral, está desconectada das relações? Uma vida longa pode durar poucos anos contanto que seja bem aproveitada.

E, para isso, só com a saúde bem disposta. Para tudo ser mais alegre (esqueçam a felicidade!). 😀

Deixe um comentário