Foto de família

A foto de família acima é um mistério, Artur. Eu a encontrei na rua, pisoteada na calçada. Não sei quem são estas pessoas, os laços que mantinham, muito menos o motivo de terminarem assim rasgadas ao vento.

Quem faria isso com uma foto de família? Alguém que aparece nela ou alguém que, por ficar de fora da pose sem entender o porquê, decidiu extravasar a mágoa separando a todos em pedaços? Palpite?

Foto de família que ninguém esquece

Mas quem são estas pessoas, continuo me perguntando. E mais, será que ainda vivem para contar do dia em que se encontraram diante da câmera com o único propósito de imprimir o momento?

A fotografia nunca esquece. Mas ela pode se despedaçar se os corações amarelam antes do papel. Muitas fotos de família não terminam bem, jogadas ao lixo, esquecidas no fundo escuro do armário. Ou reduzidas a cinzas ou simplesmente picotadas por sentimentos precipitados.

O que você falou? | Foto de família

A minha suspeita é de que o tempo de uma fotografia, que também pode durar anos, é lento demais para o de nossas vidas. Elas correm ao minuto e tudo pode acontecer e acontece, da alegria ao ódio mais afiado. E no meio ficam as fotos, expostas aos erros e acertos de quem elas encerram entre as quatro bordas.

Ver o que já fomos

Fotos de família são souvenir autêntico da sociedade porque contam o que deixamos de perceber quando as tiramos. Os trajes, as posturas eretas ou relaxadas, os trejeitos, os acessórios de época, os contrastes e as texturas, os fundos em segundo plano. Por isso, cada detalhe é uma reprodução fiel do nosso tempo capturada pela lente sem filtros.

Tiramos fotos pensando no futuro, no que desejamos ser, mas vemos o passado, o que já fomos. A memória se enche então de saudade ou arrependimento, a depender do significado que damos à imagem. Ele pode ser revigorante, mas acontece também de nos puxar para baixo.

Há fotos que parecem o mal em pessoa, enquanto outras são muito queridas. Cada uma tem seu caráter, do mesmo jeito que nós. E isso faz com que sejam preciosas, razão pela qual rasgar uma foto me pareça tão intempestivo quanto dizer a alguém que suma de vez.

A nossa foto de família

A nossa foto de família hoje reluz o amor, as expectativas de que você cresça com saúde, as possibilidades que podemos cavar juntos, bem unidos como aparecemos no nosso enquadramento.

Nossa responsabilidade com essa foto é grande. Que não a rasguemos jamais, que ela fique longe da calçada acolhida em muito carinho. E se formos capazes disso, daqui a alguns anos, quando a olharmos, poderemos ver que nos tornamos aquilo havíamos desejado hoje.

Deixe um comentário