Picos de crescimento

Tudo tem uma explicação séria e chata nesta vida, Artur e Bento. Como acontece quando tento saber mais sobre 🏔️picos de crescimento🏔️ de vocês, meninos. Vesti a camisa, peguei minhas chaves e fui dar uma caminhada na internet.

O melhor que encontrei foi isto:

“Picos de crescimento são fenômenos que se referem ao crescimento do bebê em si, e não ao seu desenvolvimento.”

Boring! Mas esta resposta me serviu de alguma coisa. Ela mostra que pico de crescimento é uma coisa e 🚀saltos de desenvolvimento🚀, outra. E convenhamos: salto de desenvolvimento parece muito mais divertido!

Picos de crescimento e os saltos de desenvolvimento

Agora sabemos que o corpinho de vocês – e de toda criança – cresce no seu próprio ritmo. E nós pais não temos muito o que fazer, além de estarmos atentos para constatar se tudo vai como esperado, claro.

Com o salto de desenvolvimento é diferente. Muito! Ele, sim, pode ser um salto mais alto e alegre se nós, pais e mães, estivermos bem presentes. Porque o salto de desenvolvimento é quando os superpoderes de toda criança ficam ainda mais poderosos.

Muito fácil perceber. Você, Bentinho, está agora mesmo nas alturas, por exemplo. Aprendeu a engatinhar na semana passada e nesta está dando tchau! 👏🏼👏🏼👏🏼

Mas nada é de graça, infelizmente. Ao mesmo tempo em que você, Bentinho, brinca com os seus novos superpoderes, a sua cabecinha também se enche de milhões de ideias.

Você entende que o mundo está ao seu alcance agora! Basta engatinhar que tudo fica mais perto. 👶🏼🌎👶🏼 Que você pode dispensar gente chata com um TCHAU bem dado! 👋🏼👋🏼👋🏼

As descobertas enchem todo bebê de vontade. Mas aí aparece um sentimento estranho de retorno que faz vocês quererem parar de usar esses superpoderes incríveis…

Pais e mães: empatia com a molecada!

Empatia. Essa é a palavra de toque para pais e mães. Nada pode ser mais nutritivo para os picos de crescimento e saltos de desenvolvimento dos pequenos. Sem empatia, as crianças têm um desenvolvimento mais difícil e menos estimulante.

Por quê?

Pensemos no seguinte: nesta fase de tantas descobertas, as crianças mergulham em uma piscina de novas possibilidades. Por outro lado, percebem dia após dia que crescer é se afastar continuamente do aconchego materno – e paterno.

Os bebês são assim. No salto de desenvolvimento entre oito meses e um ano, eles tendem a chorar mais quando a mãe sai do quarto, por exemplo. Reparem… Não é manha, mas uma nostalgia de quando eram recém-nascidos e o seu mundo cabia no ninho materno.

Esse desejo de retorno é muito comum também em nós adultos. Quem não sente saudade de casa depois que se muda para longe? Ou lembra com carinho de tempos em que a vida era mais simples e menos complicada?

Quando esses sentimentos palpitam no peito ♥️, estamos fazendo o mesmo que os bebês: vivendo novas possibilidades, mas com uma pontinha de vontade de voltar para onde estávamos.

Sad Growing Up GIF by Lea Linin - Find & Share on GIPHY

Participar com muito ♥️amor♥️

Vocês não percebem, Artur e Bento, mas todo desenvolvimento dos filhos é um crescimento para nós pais. Porque vemos a vida se desdobrando bem na nossa frente.

Esse é um espetáculo que os seus avós viram um dia, e pelo qual tentaram ocupar a primeira fila para observarem o meu crescimento e o da mamãe.

Agora é a nossa vez de olharmos para o palco. Nos picos e saltos de desenvolvimento, o que vocês pequenos mais necessitam é da nossa presença na plateia.

Dando apoio para engatinharem. Segurando os bracinhos para caminharem. E escutando a conversa para vocês aumentarem o vocabulário. Fácil, não?

Mas para ser fácil de verdade é preciso um ingrediente fundamental, ou o bolo sola: a paciência.

Paciência, antes que os pequenos cresçam

A paciência é o segundo bem mais escasso hoje, atrás apenas do tempo. Não temos paciência no trabalho, na rua e em casa. Para nada, em lugar nenhum. Infelizmente.

Sobra para a infância, que é negligenciada ou distraída copiosamente com desenhos da moda, celulares reluzentes e tablets tagarelas. Enquanto isso, o tempo passa, como as etapas de desenvolvimento dos pequenos.

Quando nos damos conta, já foi o dia em que eles aprenderam a bater palminhas. Ou disseram a sua primeira palavra. Ou começaram a ler.

Nós, pais, precisamos ter em mente o seguinte: a empatia e a paciência são indispensáveis para os picos de crescimento e os saltos de desenvolvimento da molecada.

Sem esse pouquinho de dedicação da nossa parte, as descobertas ficam menos divertidas. E os picos e saltos mais difíceis de conquistar.

Deixe um comentário