Terra plana e como fugir das fake news

Eu acredito, Artur e Bento, que a Terra é plana. Mas não pela sua forma porque vivemos em uma linda circunferência flutuante no espaço, como mostram inúmeras evidências reunidas pela humanidade e pela ciência há séculos.

A Terra é plana pelas platitudes que vemos e ouvimos com tanta frequência ultimamente. A começar pelas pessoas que defendem a ideia de que a Terra é… plana!

Como isso possível? Como evitar as notícias falsas? É isso o que vamos ver juntos…

Sim, meninos, existem pessoas – e elas são cada vez mais numerosas – que juram de pé junto que o nosso planeta é uma grande planície.

Mas como isso é possível? É o que vamos tentar entender. Até porque a minha inquietude de pai não pode deixar isso barato – muito menos a minha paternidade minimamente consciente.

Quem pensou primeiro em Terra plana ou redonda?

Esse assunto é um bom exemplo da época que vivemos, em que platitudes são repetidas tantas vezes que tentam transformá-las em verdade.

Mas voltemos um pouco no tempo…

Foi Pitágoras quem primeiro percebeu que a Terra é redonda. Ele sentiu o cheiro de uma revelação, como quem sente o petricor (cheiro de chuva) e sabe o que é. E isso em 500 a.C.! Ele propôs a seguinte reflexão:

  • A Lua deve ser redonda, pelo que se observa da forma do terminador (a linha que separa a parte iluminada da parte escura quando olhamos o nosso satélite natural) à medida que ela se move em seu ciclo orbital.
  • A forma do terminador indica que a Lua é redonda.
  • Se a Lua é redonda, a Terra também deve ser.

Pitágoras foi provavelmente o pioneiro em tomar partido sobre o tema. Por isso, tentemos imaginar as críticas que recebeu por causa da sua opinião visionária…

O que você falou? | Leia mais
Pai de helicóptero
Ser um bom pai
Petricor ou o significado das coisas simples

Depois de Pitágoras, mais evidências de que a Terra é redonda

Após Pitágoras, Aristóteles chegou além. Ele aprofundou o argumento contra a ideia de que vivemos sobre uma grande pizza alada perdida no universo. Para isso, dedicou um livro ao assunto, sinal da importância que dava a essa discussão.

“Novamente, nossas observações das estrelas tornam evidente que não só a Terra é circular, como também se trata de um círculo não muito grande. Uma pequena mudança de posição para o sul ou para o norte provoca uma alteração nítida no horizonte”.

Considerado um dos fundadores da filosofia ocidental, ele chegou a criar um modelo próprio para o universo. Ou seja, o cosmos aristotélico. Ele era um gênio, com uma mente muito maior do que o universo que desenhava em suas reflexões.

Campos de estudo de Aristóteles

Lógica
Óptica
Física
Astronomia
Química
Metafísica
Biologia
Psicologia
Retórica
Ética
Musica

Etc.

Mas Aristóteles só foi capaz disso porque observou os sinais, em vez de apenas acreditar em suas convicções sem autocrítica.

Eratóstenes e a altura do Sol

Eratóstenes de Cirene foi outro grande pensador e matemático grego que também se dedicou ao tema. Convencido dos argumentos de Pitágoras e Aristóteles, Eratóstenes seguiu adiante na argumentação. Desta vez, com números além de palavras.

O que você falou? | Terra Plana e Eratostenes
Eratóstenes

Ele percebeu que, ao meio-dia, o Sol sempre se posicionava sobre a cabeça das pessoas em uma das cidades do Egito. Em outra localidade próxima, porém, não acontecia o mesmo. Neste horário do dia, o Sol não atingia uma vertical.

Eratóstenes conhecia a trigonometria, bem a distância entre as duas cidades. Por isso, conseguiu fazer um cálculo aproximado da altura do Sol em cada cidade. Deu no que deu: a Terra não era plana.

“No século 3 a.C., Eratóstenes de Cirena mediu pela primeira vez a circunferência da Terra. Juntamente com o grande astrônomo grego Hiparco, Eratóstenes desenvolveu a linguagem da cartografia em termos do globo terrestre e do sistema de latitude e longitude, usada até hoje.”

O Sol no centro. Nós, em uma esfera

O tempo passou, enquanto as reflexões sobre a Terra redonda deram mais giros. Nicolau Copérnico (1473-1543), astrônomo polonês, concebeu a Teoria Heliocêntrica: o Sol está no centro do Universo!

Universo heliocêntrico Andreas Cellarius
O universo heliocêntrico, por Andreas Cellarius

É certo que mais tarde se descobriria que a nossa estrela não está no centro do Universo, mas do sistema solar. Tudo bem: isso não muda o fato de a Terra ser redonda.

Depois de Copérnico, Galileu Galilei (1564-1642), da Itália, chegou a outras descobertas: ele observou estrelas na Via Láctea e conseguiu enxergar os anéis de Saturno, duas conquistas que fortaleceram o heliocentrismo.

Com tantas mentes brilhantes a serviço da ciência (e muitas outras vieram depois), deveria ser suficiente. Mas, não. A ideia da Terra plana está aí, livre, leve e solta, despertando paixões.

A Terra pode ser plana?

Todas as evidências (e trejeitos da Natureza) mostram que habitamos um planeta redondinho. Há cálculos, fotos, observações, experiências e muito mais sobre a questão. Mas os fatos deixaram de importar para muita gente nesta época meias-falsas-verdades.

E o mais absurdo: estas pessoas aceitam que o Sol, Marte, Júpiter, Saturno etc. sejam esferas. Mas não a Terra!

Para entender suas inclinações para acreditarem que o planeta é plano, precisamos entender a nossa era. Hoje, muita gente desconfia dos dados, abraça a subjetividade, nega cegamente argumentos contrários e espalha o que é falso.

No caso da insistência de a Terra ser plana, fala-se de séculos de conspiração. Durante todo este tempo desde Pitágoras, a verdade estaria sendo escondida da humanidade…

Enfim, não encaixa. Mas, mesmo assim, surgem novos grupos que se negam a ver o óbvio.

Nosso planeta é redondo, então?

Sim, desde muitos séculos, meninos. Desde o tempo em que pessoas com razão e pensamento crítico começaram a observar a natureza.

https://twitter.com/NosArtur/status/1109790471734333440

Pitágoras deu o primeiro passo. Por isso, abriu uma trilha que outros seguiram depois. E eles conseguiram, sim, mostrar que o nosso planeta é redondo.

Para ver o que eles viram, Artur e Bento, vocês precisam primeiro desenvolver o seu senso crítico. Ou seja, a habilidade de construir as suas próprias conclusões.

Mas, depois disso, devem criar os seus métodos de pesquisa. Hoje, temos muitas fontes de conhecimento ao nosso alcance. Mas elas podem ser usadas para o bem e para o mal.

Tentem, no avançar da sua infância e juventude, explorar as trilhas certas. Algumas dão em lugar nenhum. Mas outras nos levam aos picos mais altos do conhecimento.

E também às planícies curvas. ☺️

5 comentários em “Terra plana e como fugir das fake news”

  1. Hello just wanted to give you a quick heads up. The words in your
    article seem to be running off the screen in Internet explorer.
    I’m not sure if this is a formatting issue or something to do with browser compatibility but I figured I’d
    post to let you know. The style and design look great though!
    Hope you get the problem solved soon. Kudos

    Responder
  2. When someone writes an article he/she retains the plan of a user in his/her
    mind that how a user can understand it. So that’s why this article is great.
    Thanks!

    Responder
    • Hi, thanks for you comment. I think that Internet, as every tool, has its ups and downs. It’s up to us to discover how to get the better of it. 😉

      Responder

Deixe um comentário