Amizade é pura química de muitos elementos que a ciência não consegue isolar para escrever uma equação minimamente elegante. Sabe-se que forças misteriosas também atuam mantendo amigos em constante estado de atração, embora físicos e astrofísicos desconheçam a origem dessas forças, como a energia escura que até hoje assombra a comunidade científica.
A amizade está em todos os lugares, suspensa no ar, incolor e inodora. Ela simplesmente acontece, sem que saibamos como, e surge de um estalo surdo, como o de um inseto que cai na fogueira.
Há amigos de toda a vida, outros que se conhecem na velhice. Amigos não têm cor, credo ou nacionalidade. Nada os impede quando as forças misteriosas se encontram, desencadeando os processos do magnetismo de toda amizade.
https://twitter.com/NosArtur/status/939862098426957824
Mas a amizade, assim como a natureza, às vezes precisa de ajuda. Os elementos desconhecidos e as forças misteriosas de que falei perdem poder à medida que a distância entre amigos aumenta, como acontece com a gravidade se o objeto que ela atrai se afasta.
Amigos devem se manter próximos. É coisa de troca, de retroalimentação. Sem a simbiose, a coisa desanda. Você verá que dá trabalho, que uma amizade pode emperrar, quando será preciso agir com paciência, cautela e desprendimento.
Ponder for a long time whether you shall admit a given person to your friendship; but when you have decided to admit him, welcome him with all your heart and soul. Speak as boldly with him as with yourself… Regard him as loyal and you will make him loyal.
Sêneca, em Letters from a stoic
Amigos têm suas fases de maior carência, situações em que a parte mais consciente deve se despir do orgulho para chamar o outro à razão, mesmo que isso signifique dizer palavras duras e ouvir negativas e ofensas. Mas uma hora o(a) amigo(a) escuta, reflete e agradece.
Ou não, e aí caberá a você, Artur, avaliar se vale a pena insistir ou esperar. Ou até desistir porque existem também amizades de momento, que duram enquanto resistem. E tudo bem. Não está escrito que amizades são para sempre – melhor uma amizade que ficou no passado mas deixou boas recordações a uma que, sendo o que não é, dá vazão a falsas expectativas e a frustrações.
O que a ciência sabe é que relações saudáveis, sinceras e estimulantes fazem bem para o corpo e para a mente. Elas são um elixir da vida, talvez o único que de fato prolongue a nossa existência – e a nossa consciência.
[youtube https://www.youtube.com/watch?v=q-7zAkwAOYg?rel=0&w=560&h=315]
Tente criar relações fortes que perdurem, mas não se culpe se alguns amigos ficarem pelo caminho. Como disse, amizades podem ser de momento mesmo que tenham significado muito enquanto duraram. Guarde-as na memória e no coração junto com as amizades que mantiver vives e pulsantes.
Se tudo der certo, você olhará para o passado já velhinho e saberá que as amizades te deram as melhores memórias, sentimentos e forças misteriosas para acreditar que valeu a pena.